Sua aventura começa na caçamba do único veículo do mundo, e será que só eu achei perigoso viajar na caçamba de um caminhão carregado com toda a mobilha de uma casa sem nenhum tipo de proteção? Saia do carro, sua mãe irá lhe apresentar vagamente o local e pedirá para entrar na casa. Dentro dela os pobres Pokémons estão sendo cruelmente forçados a carregar toda a mobilha e fazer a instalação elétrica ou você acha que foi sua mãe quem fez, sem chances!!!.
Suba a escada para seu quarto, e ajuste o relógio, por mais que poucos lembrem o jogo segue um sistema de dia e noite. Apesar de bem inferior ao da geração anterior o deste game ainda possui algumas influências com o decorrer do jogo. Instantaneamente após ajustar as horas sua mãe fala que os Pokémons terminaram tudo, se quiser vá até um computador no fim do quarto e futuque as opções até achar o item Potion e o pegar. Agora desça as escadas e sua mãe está assistindo TV onde uma notícia revela que seu pai é um Gym Leaders. Saia da sua casa e vá até o vizinho.
A vizinha irá falar de seu(a) filho(a), suba ao andar de cima, futuque a Pokébola no meio do quarto para fazer seu(a) rival aparecer. Se escolheu um personagem macho o rival será May e se escolheu uma fêmea o rival será Brendan (e você será o outro). May/Brendan é filho(a) do professor Birch e que fazer amizade com você. Saia da casa. Suba no meio da cidade, uma garotinha de amarelo falará com você, siga e verá Birch sendo atacado por um Pokémon selvagem, agora tome a decisão mais importante de sua vida… Qual inicial você quer receber??? A batalha é simples independente de quem você escolha, saia atacando, é o suficiente.

O professor te agradeces e te leva ao laboratório para uma conversa mais apropriada, ele fala que já ouviu falar muito de seu pai e acha que está na hora de ganhar o primeiro Pokémon. Depois disso vá falar com May/Brendan que estará na Rota 103, saia da cidade.
Route 101:


Poochyena 2-3 45%

Wurmple 2-3 45%

Zigzagoon 2-3 10%
Não existe nenhum treinador na rota, e por hora não se preocupe em capturar os pokes daqui.
Odale Town:

Fale com o cara entre o Pokécenter e a casa de madeira, ele te dará uma Potion e depois irá até a entrada do Pokémart.
Para quem nunca jogou Pokémon na vida, a casa vermelha é o centro pokémon, local onde o jogador pode recuperar os ferimentos dos Pokémon, no computador ao lado você pode troca-los e no segundo andar pode realizar trocas e batalhas entre jogos(mas não pense nisso agora, e leia a introdução antes do detonado). Na construção azul o jogador pode comprar e vender itens. Fora isso a cidade não tem mais nada, siga a norte.
Route 103:

PP Up em uma pokébola, HM Cut necessária
Cheri Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
Leppa Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
Chari Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
Guard Spec em uma pokébola, HM Cut necessária

Poochyena 2-4 60%

Zigzagoon 2-4 30%

Wngull 2-4 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-35 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X – – 40%
Você não terá acesso a maior parte desta rota, então se pretende usar o mapa considere apenas a parte da esquerda(e sobre a direita, a caverna que pode ser vista só é liberada depois de fechar o jogo), suba até onde seu rival está, fale com ele/ela que decide fazer uma luta entre os iniciais de cada um, certifique-se de estar pelo menos um nível a cima do seu rival. Depois da vitória desça tudo até o laboratório.
OBS: Você não é obrigado a lutar, mas convenhamos, qual a graça do jogo se ficar pulando as lutas?

OU

Se escolheu Treecko Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Torchic Lv 5

Mudkip Lv5

Treecko Lv 5
Littleroot Town:
Birch te da uma Pokédex o local onde os dados dos pokés são armazenados, a fim de ajudar o professor na pesquisa você recebe este item e 5 Pokébolas usadas na captura, então agora começa sua jornada, viajando pelo mundo para completar o Pokédex. Perto da saída da cidade sua mãe lhe da os Running Shoes, que possibilitam o jogador se movimentar muito mais rápido, apertando

Route 102:

Pecha Berry X2 no solo fértil
Oran Berry X2 no solo fértil
Potion em uma pokébola

Poochyena 3-4 30%

Wurmple 3-4 30%

Lotad 3-4 20%

Zigzagoon 3-4 15%

Ralts 4 4%

Seedot 3 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 99% X – – –

Goldeen 20-30 1% X 30% 20% –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Corphish 10-45 – X – 20% 100%
A partir de agora, treinadores irão te desafiar sempre que você entrar no campo de visão deles, não evite batalhar pois essa é a melhor forma de ganhar nível, mentira é com Rary Candy.
Petalburg City:
Itens:

Max Revive em uma pokébola, HM Surf necessária
Ether em uma pokébola, HM Surf necessária
Rare Candy escondido no chão, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 100% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Goldeen 5-30 – X 30% 20% –

Corphish 10-45 – X – 20% 100%
Está é a cidade onde seu pai mora, entre no GYM e fale com ele, que diz estar feliz por ter conseguido chegar sozinho aqui e ter começado sua aventura, um jovem que quer ser um treinador aparece, seu nome é Wally seu “paizão” pede para ir no matinho com ele e o ajudar a pegar um Pokémon, o jogo faz isso por automático. Wally pega um Ralts que apesar de só ter 4% de chances de aparecer normalmente e com esse cagão vem sempre de primeira.
Wally é um garoto doente que vivia na cidade, mas vai ter que se mudar por conta de uma doença. Seu pai recomenda que enfrente os GYMs, mas ele é muito forte e você terá que começar pelos mais fracos. Saia da cidade rumo a rota 104.
Route 104:

Pecha Berry x2 no solo fértil
Oran Berry x2 no solo fértil
Antidote escondido no chão
Heart Scale escondido no chão
Potion escondido no chão
Pokéball, em uma pokébola
TM 09 – Bullet Seed, fale com um NPC
Potion em uma pokébola
Cheri Berry x2 no solo fértil
Oran Berry x2 no solo fértil
Cheri Berry x2 no solo fértil
Leppa Berry x2 no solo fértil
Super Potion escondido no chão
Chesto Barry, fale com uma velinha
Pokéball escondido no chão
X Accuracy em uma pokébola, HM Cut é necessária
White Herb, fale com a NPC do lado de fora da floricultura depois de terceira insígnia
PP Up em uma pokébola, HM Surf é necessária
Wailmer Pail, dentro da floricultura fale com um NPC
Aspear Berry dentro da floricultura, fale com um NPC

Poochyena 4-5 40%

Marill 4-5 20%

Wurmple 4 20%

Taillow 4-5 10%

Wngull 3-5 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Wngull 10-30 95% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-45 – X 100% 100% 100%
Essa rota é bem grande, começamos na parte sul, entre na floresta, esta será sua primeira dungeon.
Petalburg Woods:

Paralyze Heal em uma pokébola
Ether em uma pokébola
Poké Ball escondido no chão
Miracle Seed fale com a NPC na posição indicada, HM Cut é necessária
Great Ball em uma pokébola, HM Cut é necessária
X Attack, HM Cut é necessária
Tinymushroom escondido no chão, HM Cut é necessária
Tinymushroom escondido no chão, HM Cut é necessária
Potion escondido no chão

Poochyena 5-6 30%

Wurmple 5-6 25%

Shroomish 5-6 15%

Cascoon 5 10%

Silcoon 5 10%

Slakoth 5-6 5%

Taillow 5-6 5%
Recomendo que venha aqui com alguns Antídotos. Siga, no meio do caminho um cara do mal que diz fazer parte da Team Aqua ataca um homem, você entra em ação para ajudar, vença a luta e ganhe uma Great Ball. Route 104 Desta vez na parte Norte, pegue os itens que precisar, passe pela ponte e vá até a cidade.
Rustboro City:

X-Defense em uma pokébola
Premier Ball fale com o garoto no segundo andar do prédio
HM 01 – Cut fale com o cara na casa
Quick Claw fale com o professor na escola
Exp Share fale com o presidente da Devon depois de falar com Steven
A primeira grande cidade do jogo, famosa pela Devon Corporation e empresa que cria pokébolas e outros itens. A primeira coisa a fazer é entrar na casa do lado centro pokémon (ver imagem) e falar com o homem que te dará a HM Cut, com ela você pode cortar algumas pequenas árvores que bloqueia seu caminho, ache um pokémon que possa aprender essa habilidade e de ela a ele, mas ele só poderá usar fora de batalhas depois de obter a insígnia desta cidade. Na casa do lado do GYM você pode trocar um Ralts por um Seedot.
Na casa a cima do Pokécenter você pode falar com o pai de uma menininha triste e escrever uma palavra que faça ela rir, essa palavra vai ser baseada em coisas aleatórias então vou deixar um site de terceiros para você descobrir a palavra Clique Aqui, assim você conseguirá um novo papel de parede para sua Box (o lugar onde você deixa os pokés que não usa) olhe a imagem abaixo para ver um exemplo de wallpaper que eu consegui. Por último vá a GYM conseguir sua primeira insígnia.

Rustboro Gym:



Geodude Lv 12

Geodude Lv 12

Nosepass Lv 15
Vencendo você recebe a Stone Badge que deixa você usar a HM Cut fora de batalhas e aumenta o poder de ataque de seus pokémons, e de brinde a TM 39 Rock Tomb. Saindo do GYM você verá o Team Aqua que acabou de roubar a Devon, siga ele pela rota a direita.
Route 116:
Itens:

Repel em uma pokébola
X Special em uma pokébola
Potion em uma pokébola, HM Cut necessária
Ether em uma pokébola. HM Cut necessária
Pinap Berry x3 no solo fértil, HM Cut necessária
Chesto Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
Chesto Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
Pinap Berry x3 no solo fértil, HM Cut necessária
Super Potion escondido no chão, HM Cut necessária
HP Up em uma pokébola
Blackhgasses escondido no chão

Poochyena 6-8 28%

Nincada 6-7 20%

Taillow 6-8 20%

Whismur 6 20%

Abra 7 10%

Skitty 7-8 10%
Uma rota comum, o único item relevante que é o Black Glasses não pode ser obtido nessa parte do jogo, será preciso ter acesso do outro lado do túnel no fim da rota. A casa no meio do caminho é o local de descanso da equipe de construção do túnel a frente, como ele ain;da está incompleto você não pode ir ao outro lado, mas mesmo assim entre nesse túnel.
Rusturf Tunnel:
Itens:

Poké Ball em uma pokébola
Max Ether em uma pokébola

Whismur 5-8 100%
Lute com o Team Aqua que está com um Wingull roubado, ele também devolve o item Devon Google e um velho chamado Mr. Briney aparece, ele é o dono do Wingull, volte a cidade.
Rustboro City:
Logo na entrada um funcionário da Devon recebe o item roubado e da uma Great Ball de prêmio, ele te leva a sala do chefão da empresa ele fica feliz pela ajuda e convida você a fazer um trabalho, você deve parar na cidade de Dewford e entregar uma carta a um tal de Steven e depois seguir a seguinte cidade para entregar uma encomenda. Você ganha o Pokénav um tipo de navegador da região que também funciona como celular.
Volte a rota 104 e entre na cabana perto da floresta. Quando estiver saindo da cidade seu/sua rival irá te desafiar a uma luta, mas antes disso irá se adicionar a sua “lista telefônica” no Pokénav.

OU

Se escolheu Treecko Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Lotad Lv 13

Torchic Lv 15

Slugma Lv 13(Brendan)

Torkoal Lv 13 (May)

Mudkip Lv 15

Wngull Lv 13

Treecko Lv 15
Route 104:
Aproveite para pegar todos os itens que o Cut te da acesso, entre na cabana para reencontrar o Mr. Briney. Fale com ele que te dará uma carona de barco a próxima cidade. Você vai passar pelas rotas 105 e 106, mas como não vai ter acesso a elas não vou por as tabelas de captura, elas vão ficar para outro momento no detonado.
Dewford Town:
Itens:

Silk Scarf fale com a mulher dentro da casa
Old Rod fale com o pescador
TM 36 – Sludge Bomb fale com um dos NPCs na casa depois de ter 5 insígnias
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 10-45 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 100%
Dewford é uma cidade bem pequena, em destaque temos apenas o GYM você deve ir nele agora. Ao lado dele você encontra um pescador que te da a Old Rod, com ela você pode parar de frente para água e pescar novos pokés, como esta vara é bem ruim você praticamente só conseguirá Magikarps e Tentacools. Nosso objetivo agora é ir na caverna á esquerda da cidade.
Dewford Gym:



Machop Lv 16

Meditite Lv 16

Makuhita Lv 19
Ao vencer você recebe a Knuckle Badge, que faz com que todos os pokémon abaixo do nível 30 te obedeçam e te da o direito de usar a HM Flash fora de batalhas. Outro prêmio é a TM 08 – Bulk Up.
Agora siga rumo a caverna a esquerda da cidade.
Granite Cave:
Itens:

HM 05 – Flash fale com o NPC
Escape Rope em uma pokébola
Poké Ball em uma pokébola
Repel em uma pokébola, Mich Bike necessária
Everstone escondida no chão
Everstone escondida no chão, Mich Bike necessária
Rary Candy em uma pokébola, Mach Bike necessária
TM 47 – Steel Wing fale com Steven
Entrada B1 B2 Sala do Steven Rock Smash

Makuhita 6-11 50% 10% – 50% –

Zubat 7-11 30% 30% 30% 30% –

Abra 8-10 10% 10% 10% 10% –

Geodude 5-20 10% – – – 70%

Aron 7-12 – 40% 40% 10% –

Sableye 9-12 – 10% 20% – –

Nosepass 10-20 – – – – 30%
(Entrada) Logo de cara fale com o NPC que dará a HM o5 – Flash, ache um pokémon que possa aprende-la, desça as escadas. (B1) Aqui tudo vai estar escuro, como no Gym da cidade, use oFlash para iluminar tudo, se ver uma subida que não pode ser escalada não se assuste, você vai ter que voltar aqui depois com a Mach Bike (futuramente esse item será liberado). Vá para escada de novo. (B2) Nada de muito diferente, se ver algumas pedras você poderá usar Rock Smash nelas quando obter essa HM, randomicamente uma luta pode acontecer ao esmagar a pedra essa á a única forma de se obter um Nosapass no jogo, mas como eu disse, vai ter que voltar aqui quando ganhar o Rock Smash. Suba o máximo que puder. (Entrada) Você volta a entrada só que em outro caminho, siga trilha até chegar em uma sala, onde Steven vai estar esperando, ele se surpreende por você ter passado por todo esse caminho pra entregar uma carta a ele. Ele reconhece seu potencial e diz que você pode até mesmo ser o campeão da liga pokémon, depois te da uma TM de agradecimento (47 – Steel Wing) e sai. Saia da caverna.
Depois de entregar a carta, você pode retornar a Rustboro no momento que achar mais oportuno e pegar o Exp. Share com o dono da Devon. Por agora fale com o dono do barco, vamos para outra cidade, vamos passar por três rotas aquática (107, 108 e 109) como não temos como lutar com pokémons na água as tabelas vão ficar pra depois também. Passe pela praia e derrote os treinadores que quiser, você pode pagar alguns itens na barraca no caminho.
Slateport City
Itens:

Effort Ribbon mostre um pokémon que tenha 512 EVs
Powder Jar fale com a mulher
Soothe Bell mostre um pokémon com alta felicidade
Red Scarf mostre um pokémon com o máximo de Coolnes
Blue Scarf mostre um pokémon com o máximo de Beauty
Pink Scarf mostre um pokémon com o máximo de Cuteness
Green Scarf mostre um pokémon com o máximo de Cleveness
Yellow Scarf mostre um pokémon com o máximo de Toughness
TM 41 – Torment fale com o marinheiro
Deep Sea Tooth troque pelo item Scanner
Deep Sea Scale troque pelo item Scanner
TM 46 – Thief fale com um dos Team Aqua no primeiro andar
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 10-45 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 100%
Slateport é uma cidade portuária bem comercial, na praça você encontra uma série de lojas importantes(e algumas nem tanto…), temos a loja de bonecos(pokédollls), a loja de itens que melhoram os atributos na evolução do pokémon(Protein, Cabos…), do lado dessa loja você ganha um Effort Ribbon se o primeiro pokémon da sua equipe possuir 510 EVs* a loja da base secreta(só acessível depois de pegar a TM Secret Power), ao lado dessa loja você ganha o Powder Jar com uma mulher, existe uma outra loja que também só é acessível ao obter o Secret Power, a loja de TMs.
OBS: EVs são uma coisa mais complexa no jogo que eu não comento nesse detonado, eles influenciam nos atributos quando o poké ganha nível, mas é uma coisa mais pra quem quer jogar competitivo, o que não é o foco deste detonado, em resumo se quer o item lute com vários pokémons selvagens e volte aqui depois.
A norte da praça está o fã clube pokémon, você pode ganhar uma série de itens com os NPCs mas dificilmente conseguirá algum deles nesse ponto do jogo, o mais simples é por felicidade, quando ela estiver alta, para isso apenas vá vencendo batalhas e ganhando níveis, normalmente o inicial é o mais feliz, deixe o pokémon que quer mostrar em primeiro no grupo. Os outros itens são referentes a concursos pokémons, coisa que você também não tem acesso agora. Um pouco mais acima temos o Name Rater que muda o nome de seus pokémons(com exceção dos trocados).
No ponto mais ao norte de todos temos evento pokémon, fale com o marinheiro para pegar aTM 41 – Torment, o evento desta tenda consiste em escolher 3 de 6 pokémons que serão apresentados, todos serão de Lv 30, ao vencer uma luta você pode trocar um de seus escolhidos por um do seu oponente, também não é permitido trocar seu pokémon após derrotar algum inimigo, mas durante a partida a troca é liberada. Itens são proibidos. O Evento possui três lutas, vença elas para ganhar um Full Heal quantas vezes quiser. A direita estará o porto onde é possível obter o Deep Sea Tooth ou a Deep Sea Scale que são itens de evolução, mas só é possível pegar um desses itens depois de pegar o item Scanner (obtido em side-quest, ver parte 3).
Finalmente temos o museu que está sendo ocupado pelo Team Aqua e um local abaixo dele chamado “Stern’s Shipyard” onde os barcos da cidade são montados, entre lá fale com o recepcionista e saia, o museu vai estar com suas portas liberadas, entre nele e pague a visita, o Team Aqua ainda vai estar nele, no primeiro andar eles estarão apenas “apreciando a arte”, fale com um dos agentes para receber a TM 46 – Thief, no segundo andar fele com o Capitão Stern e entregue o item da Devon para ele. O Team Aqua ataca, acabe com eles!!! Na saída você encontra Scott provavelmente já viu ele antes, mas ele não tinha importância até agora, ele faz mistério e se registra no seu pokénav, e reconhece seu talento, depois ele sai, agora suba tudo a norte rumo a próxima rota.
Route 110:
Itens:

Dire Hit em uma pokébola
Full Heal escondido no chão
Great Ball escondido no chão
Revive escondido no chão
Rare Candy em uma pokébola, HM Surf necessária
Elixir em uma pokébola
Poké Ball escondido no chão
Nanab Berry X3 no solo fértil
Nanab Berry X3 no solo fértil
Nanab Berry X3 no solo fértil

Electrike 12-13 30%

Poochyena 12 20%

Minun 12-13 15%

Gulpin 13 15%

Oddish 13 10%

Wngull 12 8%

Plusle 12-13 2%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 10-45 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 100%
A rota é um pouco grande o professor deve adicionar a sua lista de contatos na primeira vez aqui. O maior destaque aqui é a ciclovia, como o nome sugere você só pode ir nala de Bike o que é impossível no momento, mas na próxima cidade isso será resolvido. Na ciclovia não existem pokémons selvagens, apenas treinadores, está será uma forma mais rápida de se deslocar de Slateport até a próxima cidade (Mauville), a Ciclovia possui duas entradas, uma próxima de cada cidade e um fiscal só vai te deixar passar se estiver usando uma bicicleta. Antes de chegar na parte com água você pode virar a esquerda na casa para voltar a rota 103, em uma outra parte dela, alguns itens que antes não eram acessíveis podem ser obtidos.
Na rota podemos encontrar duas side-quests, uma será em uma caverna usando Surf (inacessível no momento) e a outra será a casa depois da entrada entre as duas entradas da Ciclovia, está é uma quest continua a Trick House, você pode visitar a casa e um desafio novo será encontrado para cada insígnia que tiver, até um total de 7. As informações dessas quest paralelas vão estar na parte 3 do detonado.
Nesta rota você vai lutar com o rival pela terceira vez, tendo vencido você ganha um importante item, o Itenfinder. Sabe os item que eu falo que estão escondidos no chão, esse item mostra a localização deles, mas como eu já estou falando onde estão os itens escondidos o item acaba ficando inútil pra você, mas se por acaso achar algum que eu não tenha adicionado avise.

OU

Se escolheu Treecko Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Wngull Lv 18

Lombre Lv 18

Lombre Lv 18

Slugma Lv 18

Wngull Lv 18

Slugma Lv 18

Combusken Lv 20

Marshtomp Lv 20

Grovyle Lv 20
Mauville City:

HM 06 – Rock Smash fale com o homem na casa
X Speed em uma pokébola
Coin Case fale com a mulher e troque por um Harbor Mail
Cidade pequena, além do GYM temos apenas o cassino e a loja de bicicletas como destaque, primeiro vá na casa indicada e fale com o homem para ganhar o Rock Smash, que é outra HM importante para completar o jogo. Para jogar no cassino é preciso da Coin Case, vá na casa do lado do Mart e troque esse item por um Harbor Mail que pode ser facilmente comprado em Slateport, no Mart.
Depois vá a loja de bicicletas, e o dono decide emprestar uma delas para você, existem dois modelos e cada um deles interage de forma diferente com alguns mapas, a Mach Bike foi feita para correr e com ela você pode subir rampas como a de Granite Cave ou passar correndo por um chão fraco, a Acro Bike foi criada pra manobras, com elas você pode pular em algumas pontes do jogo, por hora a Mach Bike é mais útil, você pode voltar e trocar de modelo sempre que quiser, e quando for preciso de uma Bike específica para pegar algo no jogo eu vou avisar. Sobre o cassino, você pode conseguir apenas duas coisas: Pokédolls dos iniciais por 1.000 moedas cada ou algumas TMs, são elas: TM 32 – Double Team, TM 29 –PSYCHIC

Agora vá desafiar o líder, na porta dele vai estar Wally lute com ele, será fácil.


Ralts Lv 16
Mauville Gym:



Voltorb Lv 20

Electrike Lv 20

Magneton Lv 22

Manectric Lv24
Depois da vitória você recebe a Dynamo Badge que aumenta a velocidade de seus pokémonsalém de permitir usar o Rock Smash fora de batalhas, a TM 34- Shock Wave. A ordem do que fazer agora não é exata, você pode ir pela esquerda na rota 117 até Verdanturf e voltar a Rustboro com Rock Smash no Rusturf Tunel, ou você pode ir pela ciclovia de volta a Slateport e ir pegando os itens agora acessíveis. O que eu vou fazer agora é ir runo a quarta insígnia para encerrar está parte do detonado. Vá a norte pela rota 111.
Route 111:
Itens:

Macho Brace depois de vencer a família Winstrace
Elixir em uma pokébola
HP Up em uma pokébola, HM Surf necessária
Stardust em uma pokébola
Stardust escondido na pedra
Protein escondido no chão
Rare Candy escondido na pedra
TM 37 – Sandstorm em uma pokébola
TM 47 – Secret Power fale com um garoto
Razz Berry fale com uma garota
Oran Barry X2 no solo fértil
Oran Barry X2 no solo fértil
Razz Barry x3 no solo fértil
Razz Barry x3 no solo fértil

Sandshrew 19-21 35%

Trapinch 19-21 35%

Baltoy 19-21 24%

Cacnea 20-22 6%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 99% X – – –

Goldeen 5-30 1% X 30% 20% –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Barboach 10-45 – X – 20% 100%
A rota é gigante, talvez a maio do jogo. Vamos dividir ela em 3 partes, a primeira é a parte sul, a segunda é o deserto no meio e a última é a parte ao norte depois do deserto. Vamos entrar na primeira parte, certifique-se de vir com um pokémon com a HM Rock Smash. Temos 2 extras nessa rota, a casa da família Winstrate onde você deve lutar em sequencia com todos da família, ao todo são 4 membros, no fim o jogador ganha a Macho Brace e eles falam que o membro mais forte da casa não estava. O outro local é uma das principais diferenças antes do fim do jogo entre o Emerald e o Ruby/Saphire o Trainer Hill, você pode até entrar nele agora, mas ele só vai estar funcionando depois de fechar o jogo a primeira vez.
Não existe nenhuma moita nessa rota, todos os pokémons selvagens estão no deserto ou no lago no inicio da trilha, o deserto ainda não está acessível, vire a esquerda para entrar na rota 112.
Route 112:
Itens:

Pecha Berry x2 no solo fértil
Pecha Berry x2 no solo fértil
Rawst Barry x2 no solo fértil
Rawst Berry x2 no solo fértil
Nugget em uma pokébola

Numel 14-16 75%

Marill 14-16 25%
A Rota é pequena, mas também é dividida em algumas partes. Suba para parte montanhosa, aqui existe um teleférico que leva no caminho para cidade de Lavaridge onde estará sua próxima insignia, mas o Team Magma vai estar bloqueando o caminho e o maldito jogo não te deixa acabar com eles… Entre numa caverna nesse mesma parte montanhosa.
Fiery Path:
Itens:

TM 06 – Toxic em uma pokébola, HM Strength necessária
Fire Stone em uma pokébola, HM Strength necesária

Numel 15-16 30%

Koffing 15-16 25%

Torkoal 14-16 18%

Machop 15-16 15%

Slugma 15 10%

Grimer 14 2%
A parte legal da rota só pode ser acessada depois de pegar o Strenght e vencer o quarto ginásio, ai poderá empurrar as pedras, por hora apenas use a rota como um a ponte de ligação da parte sul a norte da rota 112, capture quem precisar e vá.
Route 112:
Você está na parte norte da rota agora, vá a direita para entrar na parte norte da rota 111.
Route 111:
Se voltar e olhar o mapa vai ver uma casa, você pode entrar nela e descansar seus pokémons. Siga para próxima rota. Um pouco a norte na montanha você pode usar a Mach Bike em um morrinho e ir na montanha, ela apenas te leva para a entrada do deserto(que não pode ir ainda). Fale com um garoto perto de uma árvore, ele te da a TM 43 – Secret Power que apesar de não ser uma HM pode ser usada fora de batalhas. Em árvores e em buracos na parede o jogador pode agora construir uma “base secreta” e a decorar com itens ganhos, isso não influencia o jogo e apenas uma diversão. As lojas de TMs e de itens de decoração de Slateport são abertas a partir de agora. Vá pela esquerda até a rota 113!
Route 113:
Itens:

Super Repel em uma pokébola
Ether escondido no chão em um montinho de areia
Nugget escondido no chão em um montinho de areia
Max Ether em uma pokébola
Soot Sack fale com o homem na casa
Blue Flute troque por 250 fuligens
Yellow Flute troque por 500 fuligens
Red Flute troque por 500 fuligens
Black Flute troque por 1000 fuligens
White Flute troque por 1000 fuligens
Pretty Chair troque por 6000 fuligens
Pretty Dask troque por 8000 fuligens
TM 32 – Double Team escondido no chão em um montinho de areia
Hyper Potion em uma pokébola

Spinda 14-16 70%

Slugma 14-16 25%

Skarmory 16 5%
Se você é do tipo que gosta de pegar todos os itens no jogo já pode começar a chamar esse lugar de lar kkkkk. Todas as moitas estão cobertas por fuligem do vulcão. Vá na caso no meio da rota chamada Glass Workshop, fale com o homem no local, ele usa essa fuligem na grama para fazer alguns itens de vidro. Após ter falado com ele uma vez você recebe o item Soot Sack que coleta a fuligem ao juntar certa quantia ele troca por um item, o problema é que cada grama que você coletar dará o incrível número de 1 de foligem, ou seja cada passo na grama te da 1, para ter todos os itens você precisa de 17250 passos na rota, pra piorar as coisas ao coletar a fuligem de uma moita ela só volta depois que você entre em algum outro local (pode ser a própria Glass Workshop para agilizar), vai dar trabalho trabalhoso coletar tudo, se me permitir a redundância. Os itens mais caros são apenas decoração para sua base, as Flutes já são mais interessantes, elas curam alguns de seus Status e não são itens consumíveis. A Blue Flute acorda um pokémon dormindo, a Yellow cura de Confusão, a Red cura o efeito do golpe Attract. White Flute aumenta pela metade o número de encontros aleatório Deus me livre desse item e a Black diminui em igual proporção. Também não deixe de pagar a TM do Double Team, fora isso não tem mais nada, siga reto até a próxima cidade.
Fallarbor Town:

Nugget escondido na cratera
TM 27 – Return presente do Professor Cosmo na troca pelo Meteorito
Hyper Potion prêmio ao vencer a Battle Tent
Outra cidade pequena apesar de eu não ver tanta diferença assim de uma cidade grande pra uma pequena. De importante na cidade temos: O Move Remember que pode ensinar de novoalgum golpe que seu pokémon tenha esquecido e você tenha se arrependido, mas para isso você deve dar para ele uma Heart Scale.
Também temos a segunda Battle Tent, as regras são simples, escolha 3 de seus pokémons, eles vão lutar com os três do adversário, se alguma das batalhas não for decidida em três turnos os juízes decidem o vencedor se baseando em três fatores caramba é tudo três nessa tenda Mind (quantidade de pontos ofensivos), Skill (acurácia das habilidades) e Body (HP restante). Empates eliminam os dois. Isso segue até alguém ficar sem pokés,o prêmio por três vitórias seguidas é uma Hyper Potion. OBS: Experiência e dinheiro não são ganhos nessas batalhas.
A outra casa da cidade pertence a professor Cozmo, a mulher diz que ele está na rota 114 com o Team Magma, no futuro fale com ele na casa com o item Meteorite, ele te dará a TM 27 em troca.
No Centro Pokémon, você percebe que uma mulher vai está na frente do seu PC, fale com ela que está aprimorando seu sistema de armazenamento ela pede para visitar ela na rota 114, que por acaso ou não é o seu próximo destino.
Route 114:
Itens:

TM 28 – Dig na casa do escavador
TM 06 – Roar fale com o homem ao lado do Poochyena
Revive escondido no chão
Energypowder em uma pokébola
Persin Berry x2 no solo fértil
Persin Berry x2 no solo fértil
Persin Berry x2 no solo fértil
Carbos escondido no chão
Protein em uma pokébola, HM Rock Smash necessária
Lotad Doll fale com Lanette depois de a encontrar em Fallarbor
Rare Candy em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
OBS: Eu lí que é possível pegar um Seedot Doll com Lanette, mas não consegui fazer isso. Na versão Ruby você ganha o Lotad e na Sapphire o Seedot, eu li que é possível pegar os dois no Emerald, mas não sei como e nem sei dizer se é possível.

Swablu 15-17 40%

Lotad 15-16 30%

Lombre 16 / 18 20%

Seviper 15 / 17 9%

Nuzleaf 15 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 99% X – – –

Goldeen 20-30 1% X 30% 20% –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Barboach 10-45 – X – 20% 100%
Esta é mais uma rota que serve apenas como ligação entre seus objetivos, não a nada obrigatório a se fazer aqui, pegue as duas TMs que podem ser obtidas, vá a casa de Lanette e siga até a caverna no fim da rota, recomendo que venha aqui com algum poké capaz de usar oRock Smash.
OBS: O NPC ao lado do solo fértil vai te dar uma Berry aleatória uma vez por dia.
Meteor Falls:
Itens:

Full Heal em uma pokébola
Moon Stone em uma pokébola
TM 23 – Iron Tail em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
TM 02 – Dragon Claw em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
PP Up em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
Dragon Fang prêmio na quinta vitória sobre o treinador no local, HMs Surf e Waterfall necessárias
F1 – Entrada F1 B1 – Entrada B1

Zubat 80% – – –

Solrock 20% 35% 35% 25%

Golbat – 65% 65% 50%

Bagon – – – 50%
F1 – Entrada F1 B1 – Entrada B1
Surf Pesca Surf Pesca Surf Pesca Surf Pesca

Zubat 90% – – – – – – –

Solrock 10% – 10% – 10% – 10% –

Golbat – – 90% – 90% – 90% –

Magikarp – 70/60/0 – 70/60/0 – 70/60/0 – 70/60/0

Goldeen – 30/20/0 – 30/20/0 – 30/20/0 – 30/20/0

Barboach – 0/20/100 – 0/20/80 – 0/20/80 – 0/20/80

Whiscash – – – 0/0/20 – 0/0/20 – 0/0/20
O Team Magma roubou um Meteorito do professor Cozmo e o Team Aqua também aparece e expulsa o Magma, o líder te adiverte que o Team Magma é uma equipe perigosa como se a dele não fosse e falam sobre o vulcão no Mt. Chimney. Não se preocupe em vasculhar essa caverna tão cedo, venha aqui depois da liga e uma nova sala irá aparecer. Siga para baixo até a rota 115.
Route 115:
Itens:

Super Potion em uma pokébola
Heart Scale escondido no chão
Great Ball em uma pokébola, HM Rock Smash necessáia
PP Up em uma pokébola
Bluk Barry x3 no solo fértil
Bluk Barry x3 no solo fértil
Black Belt vença 5 vezes o lutador no local
TM 01 – Focus Punch em uma pokébola, HM Surf Necessária
Heal Powder em uma pokébola, HM Surf necessária
Iron em uma pokébola, Mach Biky e HM Surf necessárias
Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária
Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária
Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária

Taillow 23-25 40%

Swablu 24-26 30%

Wngull 24-26 10%

Jigglypuff 24-25 10%

Swellow 25 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 10-45 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 100%
A maioria das coisas na rota só é acessível com Surf, volte aqui depois de pegar a quinta insígnia. Vá para Rustboro e depois Rusturf Tunel.
Rusturf Tunel:
A Escavação está praticamente pronta, falta apenas uma pedra, você vê um casal, use Rock Smash em uma das pedras, o casal fica feliz por poder se encontrar de novo, a felicidade é tanta que você ganha a HM 04 – Strenght, ela permite rolar pedras pesadas como aquelas que você deve ter visto em Fiery Path. Saia do Tunel e se quiser volte no detonado para ver como se pega o Black Glasses por aqui.
Verdanturf Town:

Outra vila pequena, não tem muito o que fazer aqui, a casa ao Sul no meio é a do tio de Waly, ele fala que o ar puro está fazendo bem para saúde do menino, Waly diz que vai desafiar todos os Gyms e se tornar um grande treinador. Fora isso temos apenas a terceira e última Battle Tent. Dessa vez o jogo é uma batalha 3×3 onde você não decide os movimentos de seu pokémon, ele ataca por conta própria. Novamente Exp e dinheiro não são obtidos, o prêmio por três vitórias seguidas é uma Nest Ball.
Na casa a esquerda do tio de Waly você encontra um mulher que mede a felicidade do primeiro pokémon na sua equipe, você pode medir de acordo com a última fala dela:
“This is a little hard for me to say… Your Pokemon simply detests you. Doesn’t that make you uncomfortable?” = 0
“It’s very wary. It has scary viciousness in its eyes. It doesn’t like you much at all.” = 1-49
“It’s not very used to you yet. It neither loves nor hates you.” = 50-99
“It’s getting used to you. It seems to believe in you.” = 100-149
“It likes you quite a lot. It seems to want to be babied a little.” = 150-199
“It seems to be very happy. It obviously likes you a whole lot.” = 200-249
“It adores you. It can’t possibly love you any more. I even feel happy seeing it.” = 250-255
Se você joga em outro idioma jogue essas frase no Google Tradutor, ele não deve te dar uma resposta muito diferente. Lembrando que a felicidade serve praticamente apenas para evoluir alguns pokémons. Vá ao teleférico na rota 112, mas antes vamos passar por uma rota ainda não detalhada no artigo, a 117.
Route 117
Itens:

Great Ball em uma pokébola
Repel escondido no chão
Revive em uma pokébola, HM Cut necessária
Wepear Berry x3 no solo fértil
Wepear Berry x3 no solo fértil
Wepear Berry x3 no solo fértil

Oddish 13-14 40%

Poochyena 13-14 30%

Illumise 13-14 18%

Marill 13 10%

Seedot 13 1%

Volbeat 13 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 99% X – – –

Goldeen 20-30 1% X 30% 20% –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Corphish 10-45 – X – 20% 100%
A rota em si é simples, e provavelmente você já passou por ela. Uma coisa importante no jogo é o Day Care que é uma forma alternativa de evoluir pokémons e também de os cruzar, você pode deixar até 2 pokés lá, cada passa que você der no jogo vai dar 1 de Exp para cada um dos dos (ou um). Na hora de retirar o seu parceiro você vai ter que pagar 100 + 100 x o número de leveis que ele upou. Upar dessa forma não é recomendado para quem você quer usar no seu time, pois eles evoluem mais fracos dessa forma e o processo também é mais lento que as batalhas. O Day Care é útil para evoluir os pokés que não podem ser encontrados no jogo e que você não pretende usar, útil se quiser pegar todos. Cruzar pokémons também é bem útil, apenas coloque um macho e uma fêmea do pokémon em questão (não precisa ser necessariamente o mesmo, mas ai já é mais complicado de explicar). Por hora recomendo que não tente cruzar nenhum pokémon, não vejo nenhuma vantagem, termine o jogo primeiro para poder pegar um Ditto, ele pode cruzar com qualquer pokémon possível garanhão. Existem mais detalhes como pokémons bebês que só podem ser obtidos cruzando pais com determinados itens. Também vale lembrar que pokémons assexuados não podem ser cruzados, por razões lógicas, então se espera ter uma equipe de 6 Rayquazas legitimamente, desista.
Passe por Mauville e pelas rotas 111 e 112, mas dessa vez entre no teleférico da rota 112.

Brendan no Pão-de-açúcar
Mt. Chymney:

Sem itens e sem pokémon. Os times Áqua e Magma vão estar lutando, siga a noroeste, você vai ter que lutar com alguns membros do Team Magma no caminho, quando chegar no chefe ele te explica um pouco da história a região de Hoenn. Por muito tempo os seres vivos usam a terra para viver e crescer e por isso os Magmas adoram tanto a terra, e o Team Magma deseja expandir a terra no mundo, e usando o Meteorito roubado no vulcão eles pretendem despertar alguma coisa que irá cumprir com esse objetivo. O chefe vai a luta!


Mightyena Lv 24

Zubat Lv 24

Camerupt Lv 25
Maxie decide recuar, e fala que mesmo sem o Meteorito ele ainda pode cumprir com o objetivo usando um Orb, o membro do Team Aqua aparece e te agradece e pergunta de que lado você está. Os Áquas tem o objetivo oposto ao Magma, expandir a água no mundo. Vá a máquina atrás de onde o líder estava, você pega de volta o item Meteorite. Agora ao sul de onde chegou pelo teleférico entre em uma pequena mata. Na entrada da mata você pode comprar Lava Cookies por 200$.
Jagged Pass:
Itens:

Full Heal escondido no chão
Great Ball escondido no chão
Burn Heal em uma pokébola

Numel 20-22 55%

Machop 20-22 25%

Spoink 20-22 20%
Com a Acro Bike você pode pular as pedras redondas, porém isso não é necessário, no meio do mapa onde existe uma caverna, vai ter um Team Magma esse local é o quartel general da equipe, mas não pode ser acessado agora. Desça tudo até a route 112, vire direto a esquerda para outra cidade, Lavaridge.
Lavaridge Town:
Itens:

Ice Heal escondido no chão
Charcoal fale com o velhinho no local
Cidade famosa pelas fontes termais que estão atrás do centro pokémon, você também pode observar o velho tarado vendo as duas coroas tomando banho. Também temos a loja demaconha ervas, não compre nada nela, isso tira a felicidade do pokémon e o efeito é o mesmo dos itens comuns como Potions e Revives. Em frente a fonte termal, perto do velho enterrado na areia tem outra idosa que te da um ovo pokémon, desde que você tenha um espaço sobrando no time. Para chocar o ovo de Wynaut ande cerca de 5500 passos. Fora isso tudo ainda temos o Gym.
Lavaridge Gym:

O lugar se divide em dois, e as piscinas de água quente ligam um andar ao outro. Em algumas deles você será atacado por treinadores, a melhor rota é: Na primeira sala caia na poça ao norte, na segunda use qualquer uma das duas a esquerda, na terceira use a no canto superior esquerdo, na quarta epenas suba reto, na quinta escolha a central, na sexta a do centro de novo e por último escolha a da direita, pule um morrinho e entre na piscina.
A líder se chama Flannery e usa pokémons de fogo que são fracos contra golpes de água, pedra e terra e eu tenho certeza que você tem pelo menos 1 poké com um golpe desse tipo. Evite usar os tipos Grama, Inseto, Gelo e Metal, além de serem fracos os golpes desses tipos não causam um bom dano. Apesar de pokémons de fogo terem um grande dano, a defesa não é das melhores, explorando as vantagens esse se torna um dos GYMs mais fáceis.


Numel Lv 24

Slugma Lv 24

Torkoal Lv 29

Camerupt Lv 26
Você ganha a Heat Badge que te permite usar a HM 04 – Strenght fora de batalhas e também faz pokémons até o nível 50 te obedecerem, de presente vem a valiosa TM 50 – Overheat. Saia do GYM para receber do seu rival os Go-Goggles, com eles você pode entrar no deserto da rota 111. Finalmente chegou a hora de pai e filho(a) lutarem, vá encontrar seu pai em Petalburg, mas!!! Apenas na parte 2 do detonado, essa parte ficou grande até demais e vou dividir aqui.
OBS: O único lugar onde você pode usar o Strenght é Fiery Path, os itens de lá são bons, recomendo que revisite esse lugar.
Teoricamente você acabou de pegar sua 4ª insígnia e a HM Strenght, se não fez isso xô daqui, está na parte errada do detonado finalmente chegou a hora da épica batalha entre pai e filho(ou filha, sei lá). Retorne para cidade de Petalburguer, ou melhor Petalburg. Recomendo que vá pelo Rusturf Tunel em Verdanturf, Chegue em Rustboro e passe pela floresta.
Petalburg City:
Entre novamente no GYM.
Petalburg Gym:

Aqui você vai desafiar seu pai, Norman o mestre dos pokémons Normais(sará que só eu odeio o fato do nome da boa parte dos líderes envolve o tipo de pokémon que eles usam???). O desafio desse Gym é um dos meus favoritos, pelo simples fato de não ter desafio, é só sair batalhando com tudo que ver na frente!!! Você escolhe qual porta quer seguir, normalmente existem duas opções, mas se você ficar indo repetidamente para um lado só terá uma opção. Em cada uma dessas portas uma batalha o aguarda. Você precisa avançar três lutas até o líder, mas existem sete treinadores ao todo, eu até recomendo que antes de lutar com seu paizão que vença todos esses treinadores. Se tiver dificuldades com essas lutas preliminares, provavelmente não conseguirá vencer o Gym, volte e ganho nível.
Como já citado anteriormente, Norman usa pokémon do tipo Normal. Esse é um tipo bem chato de se enfrentar estando no mesmo nível, eles tem poucas fraquezas e resistências. Não ataque de forma alguma com golpes do tipo fantasma, por outro lado um fantasma não pode receber dano de golpes normais, ter um fantasma com bons golpes de outros tipos pode ser útil. Pokémons dos tipos Pedra e Metal vão receber dano reduzido. Só tome cuidado com o Slaking que possui um golpe do tipo lutador que estragaria totalmente essa resistência, e chegamos ao principal quesito de vantagem dessa luta, golpes do tipo lutador, este tipo é o único que tem dano aumentado contra normais.
OBS: Mesmo sendo o mais forte, o Slaking só pode atacar uma vez a cada dois turnos, use o turno extra para curar.


Spinda Lv: 27

Vigoroth Lv: 27

Linoone Lv: 29

Slaking Lv: 31
Agora que deu uma coça em seu pai você irá para o conselho tutelar, menino malvado receber a tão sonhada HM 03 – Surf. Eu recomendo que volte na parte 1 do detonado e veja todos os itens que não pode pegar por falta da HM.
Route 118:
Itens:

Heart Scale, escondido em uma pedra.
Iron, escondido em uma pedra.
Good Rod, fale com o pescador no local.
Sitrus Barry, no solo fértil.
Sitrus Barry, no solo fértil.
Hyper Potion, em uma pokébola

Electrike 24 / 26 30%

Zigzagoon 24 / 26 30%

Wingull 25-27 19%

Manectric 26 10%

Linoone 26 10%

Kecleon 25 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Carvanha 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X – – 40%
Duas coisas importantes sobre essa rota. Primeiro: Ela é pequena. Segundo: Vasco Serve apenas para ligação de rotas. São duas partes de terra e uma pequena área aquática no meio, assim será preciso do Surf par avançar. A parte e direita(route 123) não pode ser explorada adequadamente, suba para a rota 119. Sobre este local, poucas coisas merecem um comentário, você pode encontrar uma repórter e um cameramen eles te desafiam a uma batalha em dupla e depois uma entrevista, a resposta não influencia em nada, mas quando você olha para uma tv pode ser que sua entrevista seja citada, não se esqueça que você pode obter uma Leaf Stone aqui, provavelmente não nesse momento, mas já da pra adiantar o trabalho. No meio da rota, na primeira vez qui, Steven fala um pouco com você, apenas de não ser nada importante. Não esqueça de pegar a Good Rod, assim vai poder pegar alguns pokémons aquáticos mais legais.
Route 119:
Itens:

Hyper Potion, em uma pokébola.
Full Heal, escondido em uma espaço sem mato no chão.
Super Repel, em uma pokébola.
Zinc, em uma pokébola, HM Surf é necessária.
Calcium, escondido em cima das flores, Acro Bike é necessária.
Elixir, em uma pokébola
Hyper Potion, em uma pokébola.
Elixir, em uma pokébola.
Sitrus Berry(X2), no solo fértil.
Leppa Berry(X2), no solo fértil.
Pomeg Barry(X2), no solo fértil
Pomeg Barry(X2), no solo fértil
Pomeg Barry(X2), no solo fértil
Max Ether, escondido no chão, HM Surf necessária.
Ultra Ball, escondido em uma espaço sem mato no chão, HM Surf necessária.
Leafstone, em uma pokébola, HM Surf necessária.
Wondew Barry(X2), no solo fértil, HM Waterfall necessária
Wondew Barry(X2), no solo fértil, HM Waterfall necessária
Nugget, em uma pokébola, HM Waterfall Acro Bike necessários
Rare Candy, em uma pokébola, HM Watterfall e Acro Bike necessários

Linoone 25-27 30%

Zigzagoon 25-27 30%

Oddish 24-27 30%

Tropius 25-27 9%

Kecleon* 25 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Carvanha 10-45 – X – 20% 100%

Feebas** 20-25 – X * * *
* – Existe um Kecleon único nessa área.
** – A condição de Captura de um Feebas é bem específica, então é preciso de uma secção específica para isso. Olhe no inicio da parte 3 do detonado, onde eu explico essas coisas opcionais pré-liga.
Essa sim é uma rota cheia de afazeres, tudo começa em uma grama alta que dificulta encontrar os treinadores e itens, eventualmente chove nessa rota. Logo verá uma casa, nela você encontra um monte de aves, não será útil agora, se observar a esquerda verá uma mini-ponte que leva a um pequeno pedaço de terra, só é possível realizar essa travessia com a Acro Bike. Suba para uma pequena parte montanhosa e atravesse a grande ponte de madeira. Logo a frente estará o Weather Institute que em resumo são cientistas do clima, explicarei melhor abaixo.
Weather Institute:
Team Aqua está bloqueando seu caminho, você terá que entrar aqui, lutar contra os Aquas até derrotar a responsável, depois disso outros membros do grupo reportam a chefe que o Team Magma está agindo em Mt. Pyre, eles abandonam a invasão do local imediatamente após isso. Os cientistas ficam felizes pela sua ajuda e te dão um pokémon raro de presente: Castformum pokémon que controla o clima e pode mudar de aparência de acordo com ele. Uma cusiosidade Castform é um pokémon artificial criado pelos cientistas deste instituto com o intuito de ajudar na previsão do tempo.
OBS: Seu novo companheiro vem equipado com o item Mystic Water.
Route 119:
Logo depois de voltar a rota e crus ar a ponte você luta com seu rival mais uma vez e depois disso seu acesso ao fim da rota é liberado. Note que para explorar a rota totalmente é preciso combinar Surf com Watterfall, e na parte mais a norte da rota é preciso ter a Acro Bike. Como prêmio você recebe a HM 02 – Fly, mas só poderá usá-la depois de pegar a sexta insígnia.

OU

Se escolheu Treecko Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Pelipper Lv 29

Lombre Lv 29

Lombre Lv 29

Slugma Lv 29

Slugma Lv 29

Pelipper Lv 29

Combusken Lv 31

Marshtomp Lv 31

Grovyle Lv 31
Fortree City:
Itens:

TM 10 – Hidden Power, fale com a velha no local, será preciso adivinhar o que ela pede três vezes, como só existem duas opções, escolha qualquer uma, você tem 12,5% chances de ganhar, fale com ela para repetir, e tente até ganhar.
Mental Herb fele com o garoto no local, vá até a cidade de Mossdeep e ache o Wingul dele, depois retorne.
Uma cidade bem curiosa, onde seus habitantes vivem em casas nas árvores, não esqueça de pegar a TM 10 – Hidden Power, nessa mesmas casa o outro velho pode ensinar a Skill Sleep Talk uma vez para um pokémon que seja compatível, em outra casa um garoto que trocar seuPlusle por um Volbeat. Em outra casa você pode acessar a loja de mesas e cadeiras, elas são compradas para sua base secreta(quando usa Secret Power), o Plusle vai estar segurando umWood Mail depois da troca. Infelizmente o Ginásio não pode ser acessado agora por “razões misteriosas”, saia da cidade pela rota 120.
Route 120:
Itens:

Rare Candy, escondido no chão, HM Cut é necessária.
Revive, escondido no chão
Nest Ball, em uma pokébola, Devon Scope necessário.
Revive, em uma pokébola.
Aspear Berry(X2), no solo fértil, HM Cut é necessária
Aspear Berry(X2), no solo fértil, HM Cut é necessária
Aspear Berry(X2), no solo fértil, HM Cut é necessária
Nugget, em uma pokébola
Hyper Potion, em uma pokébola
Pecha Berry(X2), no solo fértil
Pecha Berry(X2), no solo fértil
Pecha Berry(X2), no solo fértil
TM 11 – Sunny Day, em uma pokébola, HM Surf é necessária
Razz Berry(X3), no solo fértil
Nanab Berry(X3) no solo fértil
Pinap Berry(X3) no solo fértil
Wepear Berry(X3) no solo fértil
Full Heal, em uma pokébola, HM Surf é necessária
Rare Candy, escondido no chão, HM Surf é necessária
Silver Powder, pode ser roubado depois da quarta revanche contra a Masquerain do colecionador de insetos no local
Zinc, escondido no chão

Mightyena 25 / 27 30%

Oddish 25 – 27 25%

Poochyena 25 20%

Marill 25 / 27 15%

Absol 25 / 27 8%

Seedot 25 1%

Kecleon* 25 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill 5-35 99% X – – –

Goldeen 5-30 1% X 30% 20% –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Barboach 10-45 – X – 20% 100%
* – Existe um Kecleon único nessa área.
Logo quando estiver passando pela grande ponte, você verá um velho conhecido, Steven para e te da um presente, o Devon Scope, ele identifica pokémons camuflados, você terá que lutar com um Kecleon Lv:30, depois Steven sai, agora o ginásio de Fortree estará aberto.
Fortree Gym:

O Pluzzle é super simples, você tem que passar por essas barreiras as empurrando do lado certo, as três primeiras só tem uma forma de passar, então nem vou perder tempo explicando, você precisa passar pela quarta para poder chegar na quinta barreira na posição certa, e as últimas três são o único local onde você precisará pensar um pouco, primeiro vire no sentido anti-horário a que está mais a esquerda, depois entre normalmente nas outras duas, desça girando novamente a que está mais a esquerda(se girou ela certo antes, poderá passar por ela agora), entre nas outras duas e siga caminho até a líder.
Winona é o nome dala, controla pokémons voadores, que não são conhecidos nem pelo seu poder e muito menos pela resistência, o atributo que tende a ser maior é a velocidade o que é menos pior, você provavelmente tomará o primeiro golpe, mas desde que não tome um golpe super efetivo ou esteja em um nível risório vai ficar tudo bem. Evite ao máximo pokémons do tipo Planta, Inseto e Lutador, eles tanto tomam mais dano quanto causam menos, o tipo metal é bom para defender e o gelo para atacar, as melhores opções são Pedra e Elétrico que tanto atacam como defendem bem, mas tome cuidado quando ela usar o Altaria, pois um Earthqueke pode levar um poké destes tipos em um golpe, arranje uma alternativa para isso, como ele é um tipo Dragão Voador, um golpe de gelo seria devastador. Também é bom não subestimar o Tropius que é relativamente resistente e pode se curar, além de golpes elétricos não afetarem tanto quanto os outros e ter movimentos que evitam pokémons de pedra.


Swablu Lv: 29

Tropius Lv: 29

Pelipper Lv: 30

Skarmory Lv: 31

Altaria Lv: 33
Ao vencer você recebe a Feather Badge, que faz com que pokémon de até nível 70 te obedeçam e permite usar a HM 02 – Fly fora de combates, outro brinde é a TM 40 – Aerial Ace, agora que já pegou seu sexta insignia continue se aventurando na rota 120.
Route 120:
Informações adicionais sobre a rota, ela te da acesso Scorched Slab uma pequena caverna que contém apenas uma TM, acessível pelo mar. Futuramente será possível capturar um pokémon lendário, mais deixe isso pra lá, perto dos itens 10,11 e 12 você pode encontrar uma jovem que eventualmente te da uma Berry. Acho que não tem mais muito o que ser dito, seu próximo rumo é a rota 121.
Route 121:
Itens:

Persim Berry(X2), no solo fértil.
Aspear Berry(X2), no solo fértil.
Rawst Berry(X2), no solo fértil.
Chesto Berry(X2), no solo fértil.
HP UP, escondido no chão.
Zinc, em uma pokébola.
Carbos, em uma pokébola.
Revive, em uma pokébola.
Nugget, escondido no chão, HM Cut é necessária.
Nanab Berry(X3), no solo fértil
Nanab Berry(X3), no solo fértil
Full Heal, escondido no chão.

Shuppet 26 / 28 30%

Mightyena 26 / 28 20%

Poochyena 26 20%

Oddish 26 / 28 15%

Wngull 26 – 28 9%

Gloom 28 5%

Kecleon* 25 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 100%
Em dado ponto da rota você encontra o Team Aqua que brevemente fala de Mt. Pyre, não tem muito nessa rota, mas tem a Safari Zone um local onde se pode capturar muitos pokémons únicos, recomendo que olhe na parte 3 do detonado para ver tudo sobre o local. A rota tem duas saídas, uma pelo mar e outra pela terra, por hora vá por terra até a próxima cidade.
Lilycove City:
Itens:

Max Repel em uma pokébola
TM 44 – Rest, fale com o cara na casa
Heart Scale, escondida em uma pedra
Poke Ball, escondida em uma pedra
PP UP, escondido em uma pedra
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 85%

Staryu 25-30 – X * * 15%
A cidade é bem grande, apesar de não ter nenhum ginásio. O principal atrativo é o Contest Hall que é um tipo de festival onde cada pokémon deve mostrar sua beleza para vencer, essa é uma side-quest um pouco mais complexa que será abordada em outra parte do detonado. A cidade também possui um museu, não ha nada de especial no primeiro andar, no segundo vão haver cinco pinturas em branco que podem ser preenchidas futuramente vencendo as categorias do Contest Hall, mas novamente vai ter que ler sobre isso em outra parte do artigo. No sudoeste temos um porto que futuramente pode ser usado para te levar até a Slateport, Battle Frontier ou acessar alguma ilha exclusiva de eventos.
Também temos o Fan Clube Pokémon, que não tem nada de especial. A casa do Move Deleter também fica aqui(do lado da loja), ele pode apagar qualquer um de seus golpes incluindo apagas as HMs indesejadas(Rock Smash.. Cof..Cof…). Por fim temos a Loja de Departamento, maior loja da região, cada andar vende um tipo diferente de itens incluindo TMs
1º Andar: Você pode participar de sorteio, onde caso seu ID de trinador bata com o sorteado será dado um prêmio: 2 Últimos Dígitos = PP Up, 3 Últimos Dígitos = Exp. Shere, 4 Últimos Dígitos = Max Revive, Todos os Dígitos = Master Ball.
2º Andar: Aqui são vendidos os itens básicos que a maioria das lojas já vende
3º Andar: Neste andar temos os itens que influenciam os status dos pokémons, como proteínas e itens de batalhas.
4º Andar: Loja de TMs, as disponíveis são: TM 14 – Blizzard, TM 15 – Hyper Bean, TM 16 – Light Screen, TM 17 – Protect, TM 20 – Safeguard, TM 25 – Thunder, TM 33 – Reflect e TM 38 – Fire Blast
5º Andar: Itens para sua Base Secreta
Topo: Bebidas, depois de fechar o jogo raramente um vendedor de itens para sua base aparecerá aqui. Você também pode aprender o golpe Substiture uma vez com a tutora.
Um homem de terno vermelho perto da casa da TM Rest vai te dar uma Berry aleatória ocasionalmente, mas apenas uma das mais comuns. A primeira vez que tentar entrar na loja de departamento será preciso vencer seu rival.

OU

Se escolheu Treecko Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Tropius Lv 31

Pelipper Lv 32

Tropius Lv 31

Slugma Lv 32

Tropius Lv 31

Pelipper Lv 32

Combusken Lv 34

Ludicolo Lv 32

Marshtomp Lv 34

Ludicolo Lv 32

Grovyle Lv 34

Slugma Lv 32
Ainda existe mais a ser explorado nesta cidade, mas antes será preciso ir na rota 122. Para isso volte a rota anterior e use o Surf no pequeno porto próximo ao safári.
Route 122:

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X * * 40%
Essa é por muito a rota mais inútil do jogo, entre na única caverna que existe aqui.
Mt. Pyre:
Interior – Itens:

Cleanse Tag, fale com a velhinha
Ultra Ball, em uma pokébola
Super Repel, em uma pokébola
Sea Incense, em uma pokébola
Lax Incense, em uma pokébola
TM 30 – Shadow Ball, em uma pokébola
1F – 3F 4F – 6F

Shuppet 22-29 100% 90%

Duskull 25 / 27 / 29 – 10%
Exterior – Itens:

TM 48 – Skill Swap, em uma pokébola
Max Potion, em uma pokébola
Max Ether, escondido na lápide
Ultra Ball, escondido na lápide
Zinc, escondido na lápide
Rare Candy, escondido no chão
Magma Emblem, ganho de uma velinha
Base Topo

Shuppet 24-30 60% 85%

Vulpix 25 / 27 / 29 30% –

Wngull 26-28 10% –

Duskull 26 / 28 / 30 – 13%

Chimecho 28 – 2%
O interior da área é meramente opcional, mas já que está aqui e existem alguns bons itens a serem pegos, acho que vale a pena, sobre o exterior, suba até o topo e derrote os AQUAS até chegar ao líder, ele fala que os MAGMAS foram mais rápidos e levaram o Red Orb, mas eles também cumpriram seu objetivo pegando o Blue Orb, então a equipe Aqua some. Os velhinhos falam que o que foi feito é terrível e não se pode separar os dois Orbs, e que na correria os Magmas deixaram cair um item, você recebe o Magma Emblem.
Sou próxima parada é um pouco longe, recomendo o uso da HM 02 – Fly, você precisa ir para o meio de Jagged Pass, e como eu presumo que você não lembre onde é isso ei vou relembrar, Jagged Pass é a floresta que fica entre o topo do vulcão e Lavaridge, mas como o nosso alvo fica no meio da rota, vai ser preciso ir pelo vulcão, vá a rota 112 e pegue o teleférico, desça até o Jagged Pass e continue descendo em linha reta até uma caverna se abrir. Entre nela, este lugar é o esconderijo da equipe Magma.

Team Magma Hideout:
Itens:

Rare Candy, em uma pokébola
Full Restore, em uma pokébola
Max Elixir, em uma pokébola
PP Max, em uma pokébola
Nugget, em uma pokébola
Max Revive, em uma pokébola
Escape Rope, em uma pokébola

Geodude 27-30 55%

Torkoal 28 / 30 30%

Graveler 30-33 15%
Está dungeon exclusiva do Emerald é um pouco grande, venha aqui apenas com um pokémon que saiba usar a HM 04 – Strength. Será preciso usar logo na entrada, esse é uma daquelas dungeons chatas em que de três em três passos uma batalha aleatória acontece. Sobre o caminho a seguir, em resumo descer ao máximo é o caminho obrigatório, se ver uma sala no meio do caminho, ela vai te levar até algum item. Perto de onde está o item “6” no mapa, você encontra Maxie o chefe da equipe Magma contemplando o pokémon lendário Groudon,ele tenta acordar a besta adormecida usando o Orb roubado, mas falha tremendamente. Depois ele nota sua presença e tente te parar em uma batalha.


Mightyena Lv 37

Crobat Lv 38

Camerupt Lv 39
Maxie diz que deve ter uma razão para ter falhado e sem o Groudon ele não tem mais uso nenhum para esse vulcão e abandona a base, continue a caverna e saia pelo topo, ou escape com algum item ou habilidade, sua missão aqui acabou.
Essa parte agora é importante, muitos travam nela. Vá para Slateport.
Slateport City:
Vá até o local onde fica o navio, capitão Stern vai estar dando uma entrevista, falando que encontrou uma rota submarina na rota 128, que diz ser um habitat de um pokémon que pensavam estar extinto. Nesse momento, Archie o líder da equipe Aqua toma o submarino do capitão e o leva até o esconderijo da equipe. Vá para Lilycove e procure um caverna a nordeste, será preciso usar o Surf.
Team Aqua Hideout:
Itens:

Max Elixir, em uma pokébola
Nugget, em uma pokébola
Master Ball, em uma pokébola
Nest Ball, em uma pokébola

Electrode 30 Dois
O local é simples, os teleportes no chão devem ser pisados para acessar novas salas, para ver isso olhe na imagem qual letra bate com qual letra, os que não tem letra representam os que são apenas “resetes”, isto é fazem você voltar em algum ponto da dungeon, evite eles a menos que realmente quira voltar. Não deixe de pegar a Master Ball, ela é praticamente única no jogo, uma bola que pode 100% das vezes pegar o pokémon desejado, incluindo lendários, não a gaste com bobeira, para pegá-la vá até o fim da série de 12 teleportes alinhados. Duas das pokébolas são fakes, e terá que lutar com um inimigo. Seu objetivo é chegar onde está o submarino, comece com o teleporte da esquerda, depois direita, desça a escada pegue o da direita e siga trilha. O submarino é guardado por um dos executivos da equipe(Matt).


Mightyena Lv 34

Golbat Lv 34
Enquanto ele te segurava o líder partiu com o submarino e agora está em alguma caverna submersa, ignore isso por enquanto, finalmente as rotas marítimas são liberadas, e você pode seguir com o que realmente importa, pegar pegar insígnias, por que salvar o mundo não tem grassa.
Saia de Lilycove surfando pela direita.
Route 124
Itens:


Heart Scale, escondido no chão, HM Dive é necessária
Blue Shard, em uma pokébola, HM Dive é necessária
Carbos, escondido no chão entre as plantas, HM Dive é necessária
Yellow Shard, em uma pokébola, HM Dive é necessária
Pearl, escondido no chão, HM Dive é necessária
Big Pearl, escondido no chão, HM Dive é necessária
Heart Scale, escondido no chão, HM Dive é necessária
Calcium, escondido no chão, HM Dive é necessária
Red Shard, em uma pokébola, HM Dive é necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% – 30% 20% –

Wngull 10-30 35% – – – –

Pelipper 25-30 5% – – – –

Magikarp 5-30 – – 70% 60% –

Wailmer 10-45 – – – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – – – – 40%

Clamperl 20-35 – 65% – – –

Chinchou 20-30 – 35% – – –

Relicanth 30-35 – 5% – – –
Essa rota tem muita exploração opcional, mas de obrigatório quase nada, apenas passe por ela até chegar a próxima cidade na saída a direita. Você pode observar alguns quadrados mais escuros no mar, nesses pontos é possível mergulhar acessando um novo tipo de mapa, mas para isso será preciso da HM 08 – Dive, você pode ver no meio do nada uma casa, nela você pode trocar os itens que terminam com “Shard” por pedras de evolução, cada cor representa o tipo característico: Red = Fire Stone, Blue = Water Stone, Green = Leaf Stone e Yellow = Thunderstone. Três desses quatro você pega aqui mesmo nessa rota, o último boa parte do caminho é por essa rota, mas vai entrar um pouco na 126 e por organização do artigo você vai precisar olhar lá(mas acho que da pra conseguir mesmo sem ver mapas).
Mossdeep City:
Itens:

King’s Rock, fale com a pessoa no local.
Net Ball, em uma pokébola
Super Rod, fale com o pescador dentro da casa
Sun Stone, fala com um marinheiro dentro da estação.
Não vou por tabela de captura pois os pokémons são os mesmos de qualquer rota aquática. Logo na entrada da vila você pode falar com um lutador que ensina uma ver para alguém do seu time o golpe Dynamicpunch, certifique-se de pegar a Super Rod, vários pokémons são exclusivos a ela. Sobre a cidade, não há muito o que falar, em uma das casas um lutador pode falar qual cor de pokébloco seu pokémon é mais familiarizado, também temos um Game Corner numa casa um pouco maior que as outras, aqui você pode jogar alguns mini-games se seu GBA estiver conectado com outro Emerald ou até mesmo o Fire Red/Leaf Green. Você pode ir numa casa próxima a estação espacial achar um Wingull(se fez os eventos em Fortree), voltando a cidade natal dele você vai receber um prêmio, Steven mora nesta cidade, sua casa vai estar vazia e fica bem no inicio da cidade, atrás de uma outra casa. Sobre a estação espacial, falaremos depois. Vá ao ginásio que eu sei que está louco para lutar já que tem um bom tempo que não desafia um líder.
Mossdeep Gym:

Existem centenas de meios de realizar esse desafio, vou falar apenas um, na primeira sala pegue o teleporte de baixo(“A”), nesta sala vá a parte de baixo e movo os blocos verdes até a passagem na sala ao lado estar liberada, pegue o caminho de cima agora(“C”), pegue o do lado(“D”) e mova o azul até conseguir passar pela esquerda, mova o vermelho até ter passagem, volte e mova o azul até conseguir passar pela esquerda, pronto você chega até os líderes.
Aqui as coisas são um pouco diferentes, os gêmeos Tate e Liza tomam conta do lugar, eles batalham em dupla, usando pokémons do tipo psíquico, sendo este um tipo chato de se lidar, ele é fraco contra golpes dos tipos Sombrio(que são a melhor opção, já que são imunes), Fantasma e Inseto, mas os dois primeiros não são muito comuns e muitas vezes nem os próprios tipo inseto usam golpes tipo inseto… Existe uma boa chance de ter que confiar em seus próprios golpes, sem golpes super efetivos. Evite atacar com outro golpe tipo psíquico. Uma boa escolha aqui é o tipo Metal que recebe menos dado e por último, pokémons do tipo lutador(a menos que estejam bem upados) são pesos mortos aqui, seus golpes não causam muito dano e são super fracos contra golpes deste tipo, além disso os pokémon psíquicos tentem a ter um alto Sp. Attack, e os de luta tendem a ter a Sp. Def como o status mais baixo. Vale lembrar que qualquer poké com uma Sp. Def baixa mesmo que não tome golpes super efetivos estará em desvantagem, até mesmo um tipo Pedra, que teoricamente seria neutro a esse gym pode ser um péssima escolha, mas cada caso é um caso.


Claydol Lv 41

Xatu Lv 41

Solrock Lv 42

Lunatone Lv 42
Se venceu, a Mind Badge e sua, que aumente levemente o Sp, Attack e a Sp. Def. de seus pokémons, e faz com que a HM 08 – Dive possa ser usada fora de batalhas, e é claro, sua TM de recordação vai ser dada, nesse caso a TM 04 – Calm Mind.
Você pode usar o Dive, mas ainda não tem ele, vamos resolver esse problema agora, vá a estação espacial.
Space Center:
O Team Magma ocupou o lugar, derrote os magmas e vá ao segundo andar, aqui Steven vai conversar com líder dos Magmas que diz querer roubar combustível de foguete para atirar no vulcão e criar uma erupção(Whatttt?????). Você ajuda ele em uma luta, escolha três dos seus para se juntar aos de Steven, os movimentos dele serão automáticos.



Mightyena Lv 42

Camerupt Lv 44

Crobat Lv 43

Camerupt Lv 36

Mightyena Lv 38

Golbat Lv 40
Após a derrota o líder começa a duvidar de seus ideias de expansão da terra, além disso devolve o que foi roubado, em agradecimento pela ajuda, Steven te da a HM 08 – Dive, mas para recebe-la é preciso ir na casa dele na cidade. Com o Dive você pode mergulhar nos quadrados mais escuros em rotas marítimas acessando um novo tipo de mapa, teste isso pegando os itens que deixou para trás na rota passada. Agora, vá a rota 127 que fica a sul da cidade.
Route 127:
Itens:


Zinc, em uma pokébola
Rare Candy, em uma pokébola
Red Shard, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
HP Up, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
Star Piece, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
Heart Scale, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
Carbos, em uma pokébola, HM Dive é necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% – 30% 20% –

Wngull 10-30 35% – – – –

Pelipper 25-30 5% – – – –

Magikarp 5-30 – – 70% 60% –

Wailmer 10-45 – – – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – – – – 40%
Essa rota vai servir apenas como ligação mesmo, vá ou por água ou por debaixo dela para rota 128!
Route 128:
Itens:


Protein, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
Pearl, escondido em uma pedra, HM Dive é necessária
Heart Scale, escondido no chão
Heart Scale, escondido no chão
Heart Scale, escondido no chão
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% – –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 45%

Luvdisc 10-35 – X – 20% 40%

Corsola 30-35 – X – – 15%
Usando Dive, procure uma caverna no meio da rota, entre nala e verá o submarino roubado e se verificar ele a mensagem de que os vilões saíram a pouco aparece, saia do Dive dentro da caverna para acessar o novo mapa.
Seafloor Cavern:
Itens:

TM 26 – Earthquake,em uma pokébola

Zubat 28-35 90%

Golbat 33-36 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Zubat 5-35 35% X – – –

Golbat 30-35 5% X – – –

Tentacool 5-35 60% – 30% 20% –

Magikarp 5-30 – – 70% 30% –

Wailmer 10-45 – – – 30% 100%
Venha aqui apenas com Strenght e Rock Smash, se preciso traga um pokémon inútil só pra carregar os golpes. Esta dungeon pode ser meio extensa, se ficar meio perdido, mas no geral é bem curta, siga reto e empurre as pedras vai ser preciso das 2 HMs citadas anteriormente, nesta sala você pode escolher entre a porta da direita ou da esquerda, mas se for na da esquerda, não entre na caverna, e eu até acho esse lado mais fácil, nesta sala você tem duas opções, ou faz uma série de movimentos com o Strenght ou apenas passa por uma luta, nessa sala será preciso rolar as pedras na ordem certa, e para isso vou dar uma ajuda com a gif abaixo, mas em geral é só rolar tudo pro lado e limpar o meio.

Chegando o líder dos Aquas diz que para realizar seu objetivo precisa pará-lo e inicia uma luta.


Mightyena Lv 41

Crobat Lv 41

Sharpedo Lv 43
Assim como Maxie, Archie tenta controlar o pokémon lendário e falha, ele ouve no comunicador que o tempo está muito ruim do lado de fora, o líder da equipe Magma aparece e depois de um pequeno debate eles saem para ver como está o exterior, vendo a péssima condição que ficou o mundo eles finalmente compreendem que estavam fazendo merd… Os dois líderes apenas arregam e dizem que humanos não podem parar o poder destes dois pokémons anciões. Steven aparece e fala que todo esse mal vem de Sootopolis, e que está indo para lá. Agora você deve segui-lo. Para isso basta votar um pouco e entrar na rota 126.
Route 126:
Itens:


Green Shard, em uma pokébola, HM Dive é necessária
Heart Scale, escondido no chão, HM Dive é necessária
Ultra Ball, escondido no chão, HM Dive é necessária
Stardust, escondido no chão, HM Dive é necessária
Big Pearl, escondido no chão, HM Dive é necessária
Blue Shard, escondido no chão, HM Dive é necessária
Iron, escondido no chão, HM Dive é necessária
Pearl, escondido no chão, HM Dive é necessária
Yellow Shard, escondido no chão, HM Dive é necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Carvanha 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X – – 40%
Entre na caverna de baixo d’água e saia do Dive dentro dela, você encontra os dois titãs anciãos lutando bem na sua frente, mas você não pode fazer nada agora. O povo da cidade bloqueará seu caminho, fale com Steven que te leva e uma caverna e diz que você pode ajudar um sujeito chamado Wallace.

Cave of Origin:
Entrada Resto

Zubat 28-35 90% 60%

Golbat 33-36 10% 10%

Sableye 30 / 32 / 34 – 30%
Não existem itens, muito menos caminhos alternativos, você tem que ser muito retardado pra não conseguir encontrar o Wallace, chegando nele ele fala que existe outro pokémon ancião super poderoso que pode parar os dois, mas não sabe onde ele pode estar, diga para ele “Sky Pillar” e Wallace imediatamente vai para lá.
Para chegar ao Sky Pillar será preciso passar por mais duas rotas a 130 e 131. Que são duas das rotas mais deprimentes do jogo, já que não tem itens, não tem pokémons exclusivos e nem eventos.
Route 130:

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X – – 40%
Route 131:

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool 5-35 60% X 30% 20% –

Wngull 10-30 35% X – – –

Pelipper 25-30 5% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Wailmer 10-45 – X – 20% 60%

Sharpedo 30-35 – X – – 40%
No inicio da rota entre nas brechas entre as pedras para cima até entrar na caverna.
Sky Pillar:
1F / 3F 5F

Sableye 33-34 30% 30%

Golbat 34-35 30% 30%

Claydol 36-38 25% 19%

Banette 37-38 15% 15%

Altaria 38-39 – 6%
Depois de passar pela pequena caverna Wallace destrava a porta e fala que na pressa esqueceu de você, e ele fala que está preocupado com a cidade e decide voltar DEPOIS DE JÁ TER CHEGADO ATÉ AQUI!!! Então fala que está tudo em suas mãos. Wallace mostra ser um adultu muito responsável deixando um moleque(a) de 10 anos pra acordar uma besta anciã com poder suficiente de parar duas bestas anciãs, sendo que ele já tinha se dado ao trabalho de ir até lá, pra na hora de agir dar no pé!!!
Por bem ou por mal temos que subir está torre, não há necessidade de mapas por hora, é só ir subindo e eventualmente caindo nos buracos, no último andar Rayquaza te espera, quando você chegar perto ele vai apenas acordar de boa e sair voando. De um Fly para Sootopolis.
Em uma das cenas mais legais do game, Rayquaza acalma as duas criaturas, os líderes das equipes rivais decidem parar com seus planos e devolverão os Orbs aos seus devidos locais, fale com Wallace para ganhar sua última HM, a HM 07 – Watterfall. Além disso agora você tem total acesso a cidade, incluindo seu Gym.
Sootopolis City:
Itens:

Wailmer Doll, fale com a mulher na casa
TM 31 – Brick Break, fale com o lutador na casa
Ether, mostre um pokémon maior do que o pescador na casa tenha visto, do pokémon que ele pedir
Elixir, mostre um pokémon maior do que o montanhista na casa tenha visto, do pokémon que ele pedir
A cidade não tem muito o que oferecer, no centro pokémon um garota pode te ensinar uma vez o golpe Doubl-Edge, na casa do lado do centro pokémon uma mulher te da o Wailmer Doll, na parte onde ficam as florestas a esquerda, uma garota vai te dar duas Berries relativamente raras por dia. Não esqueça de pegar a TM, Em outra casa se encontra um pescador e um montanhista, eles competem para saber qual pokémon é maior, cada um pedirá um tipo diferente de pokémon e se você mostrar um maio do que ele já tenha visto receberá um item.
OBS: Parte da cidade só pode ser liberada depois de vencer o Gym.
Sootopolis Gym:

Esse é meu desafio favorito, o chão se quebra sempre que você pisa duas vezes nele, e você deve pisar uma vez em cada bloco para poder avançar a próxima parte, são três ao todo, sempre que cair irá parar em uma sala inferior com vários treinadores para te desafiar. Olhe as imagens acima para saber a rota certa a seguir.
O ginásio é especializado no tipo água, dois tipos se destacam contra eles, o tipo elétrico e principalmente o tipo grama que além de causar mais dano, sobre menos. Um tipo dragão também é útil pois sofre menos dado, um outro tipo aquático também entra nessa lógica. Evite os tipo Terra e Pedra pois sofrem mais dano e não ataque com Água, Metal e Gele. O tipo Fogo aqui é praticamente inútil a menos claro que ele esteja overlevel e seja bem rápido. Seu Sealeo e o Kingdra usam golpes de gelo para counterar pokémons de grama, e seu Whiscash além de ser imune a eletricidade usa golpes de terra. Com os outros dois acho que não terá problemas.


Luvdisc Lv 41

Whiscash Lv 41

Crawdaunt Lv 43

Sealeo Lv 43

Kingdra Lv 43
Vencendo você recebe Rain Badge que faz com que todos os pokémons te obedesçam e permite usar o Watterfall fora de batalhas, além disso a TM 03 – Water Pulse é sua agora. Finalmente você coletou todas as 8 insígnias e está pronto para enfrentar a Elite Four como seu desafio final, mas antes temos um último obstáculo a Victory Road. Para chegar nela vá pela rota 128 e pegue a saída a direita, você precisará estar com a HM 07 – Watterfall com alguém do seu time, quando chegar no pé da cachoeira use o pokémon para subir nela. Tem um centro pokémon aqui, entre nele para poder dar Fly se preciso, você poderá retornar aqui quantas vezes for preciso.
Victory Road:
Itens:



Max Elixir, em uma pokébola
PP Up, em uma pokébola
Ultra Ball, escondido no chão
Full Restore, em uma pokébola
TM 29 – Psychic, em uma pokébola
Elixir, escondido no chão, HM Waterfall necessária
Max Repel, escondido no chão
Full Heal, em uma pokébola, HM Waterfall necessária
1F B1F B2F Rock Smash

Golbat 38 / 40 / 42 /44 25% 35% 35% –

Hariyama 38 / 40 / 42 25% 35% – –

Zubat 36 10% – – –

Makuhita 36 10% — – –

Loudred 40 10% – – –

Lairon 40 / 42 / 44 10% 25% 25% –

Whismur 36 5% – – –

Aron 36 5% – – –

Mawile 38 / 40 / 42 / 44 – 5% 5% –

Sableye 40 / 42 / 44 – – 35% –

Geodude 30-40 – – – 70%

Graveler 35-40 – – – 30%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Golbat 25-40 100% X – – –

Magikarp 5-30 – X 70% 60% –

Goldeen 5-30 – X 30% 20% –

Barboach 10-35 – X – 20% 80%

Whiscash 30-45 – X – – 20%
Venha aqui com Surf, Rock Smash e Strenght, é aconselhável vir também com Flash eWatterfall. No primeiro andar, suba pela segunda escadaria que ver, siga trilha até descer ao andar de baixo, aqui tanto faz se for por cima ou baixo, mas será preciso quebrar e empurrar as pedras, suba uma escada a direita e atravesse a ponte nessa direção, desça até a próxima escada para baixo. Vá para água, use o Waterfall, e suba a escada em um tipo de “ilha”, Desça e siga trilha até a próxima subida. Aqui, novamente siga trilha, porém desta vez para cima.
OBS: Na primeira ponto do caminho normal você enfrenta seu velho rival.


Altaria Lv 44

Delcatty Lv 43

Roselia Lv 44

Magneton Lv 41

Gardevoir Lv 45
Ever Grande City:
Última “Cidade” do jogo, você pode voar diretamente aqui, sem mais ter que passar pelaVictory Road para voltar, não temos muito aqui, apenas uma loja, um centro pokémon e dois caras barrando uma porta, se falar com eles vai poder desafiar a Elite Quatro de Hoenn, esse é o último desafio antes de fechar o jogo, olhe as tabelas abaixo eu recomendo que esteja no minimo no mesmo nível dos adversários, se precisar upar volte a Victory Road ou realize algumas revanches pelo mapa.
Outras coisas que pode fazer antes de fechar o jogo:
Explorar um navio afundado
Vasculhar uma caverna que muda com as horas do dia
Escalar uma torre de areia para reviver um pokémon extinto
Realizar diversos puzzles com prêmios únicos
Participar de um Safari, o local com o maior número de pokémons exclusivos no jogo
Além de muitas outras quests menores…
Tudo isso está na parte 3 do detonado, um espaço menor onde eu explico essas side-quests que já tinha falado a localização de algumas por alto no artigo, eu decidi fazer uma parte só para elas para o artigo não ficar muito extenso e para poder explicar mais profundamente essas partes.
Se está tudo pronto desafie a Elite, será preciso vencer todas as lutas em uma única tentativa, se perder voltará da primeira:


Mightyena Lv 46

Shiftry Lv 48

Cacturne Lv 46

Crawdaunt Lv 48

Absol Lv 49
Sidney usa pokémons do tipo Sombrio, que sinceramente não é o melhor tipo para se especializar… Esse tipo só existe por havia uma lacuna para counterar efetivamente o tipo Psíquico. Pokémons sombrios não tem um bom HP e em geral tanto a defesa comum quanto a especial são baixas, então você não deve ter problemas aqui. Como disse antes, pokémons Psíquicos não tem muito o que fazer aqui, além de sofreram danos dobrados, seus ataques são ineficazes contra os Sombrios, os tipo Fantasma também não são recomendados, pois tomam dano mais alto. Para se defender, Metal, Lutador ou um outro tipo Sombrio são as melhores opções, nesse caso ataque com outro tipo de golpe. Para atacar, os tipos Lutador e Inseto são os melhores, mas vai ser difícil achar um bom golpe do tipo inseto nessa geração, então usar uma TM de luta pode ser uma boa ideia. Outro tipo que pode se beneficiar é o Fogo já que dois dos pokémons dele usam grama como tipo primário, apenas troque se ele mandar o aquático dele.


Dusclops Lv 48

Banette Lv 49

Sableye Lv 50

Banette Lv 49

Dusclops Lv 51
Phoebe é minha membra favorita dessa formação da Elite, usa Fantasmas. O ponto fundamental a se saber sobre este tipo é que fantasmas são imunes ao tipo Normal e Lutador, mas por outro lado eles não podem atacar um tipo Normal, tendo um pokémon com desse tipo com bons ataques de outros elementos você pode se proteger bem e atacar, isso atrapalharia bastante os três primeiros pokémons dela(pela ordem da tabela, nada impede ela de mudar a ordem na luta). Para se defender, um tipo Sombrio ou Metal são as escolhas ideias. Para atacar, um outro tipo Fantasmas(mas é uma face de dois gumes) ou o próprio Sombrio, não use o tipo Psíquico novamente. E golpes dos tipos Inseto e Metal não são efetivos. Vale lembrar que um Sableye não possui nenhuma fraqueza, os tipos fantasma e sombrio se completam, para sua sorte ele não é tão forte assim. Por último o último pokémon dela usa alguns golpes que você não vai estar esperando, como Gelo, Terra e Pedra.


Sealeo Lv 50

Glalie Lv 50

Glalie Lv 52

Sealeo Lv 52

Walrein Lv 53
Glacia usa pokémons de gelo, que sozinho não é um tipo chato de se lidar, esse disparado o pior tipo defensivamente, só resiste a si mesmo e a congelamento(o que é bem raro de toda forma), e recebem dano super efetivo de vários tipos comuns como Lutador, Metal, Pedra e Fogo. Ofensivamente o tipo é bem aleatório, ganha de Dragão, Voador, Grama e Terra e é fraco contra Água, Fogo, Metal e o próprio Gelo, sendo assim não tem como eu saber se será fácil ou não já que vai depender muito do seu time. Evite o tipo fogo(do poké, não dos ataques), a menos que ele seja bem rápido já que a maioria dos pokés dela pode usar golpes de água, Metal é sua melhor escolha, Elétrico também é uma boa para parar as morsas.


Shelgon Lv 52

Altaria Lv 54

Kingdra Lv 53

Flygon Lv 53

Salamence Lv 55
O último membro da Elite, Drake usa pokémons do tipo Dragão. Esse é um tipo tão apelão que só foi mais ou menos balanceado nessa atual geração, como esse jogo ficou no meio do caminho, vai ser difícil. Você só pode contar defensivamente com um tipo Metal, mas infelizmente os dois mais fortes dele usam Terra e Fogo que são suas fraquezas, ma ainda sim é um bom tipo para levar os mais fracos. Alguns dos tipos mais comuns para se atacar não são muito efetivos o que é o caso de Fogo, Grama, Água e Elétrico. O ideal é atacar com um outro golpe tipo dragão ou sua arma suprema, o tipo Gelo, se preciso vá a Lilycove e compre a TM do Blizzard e enfie em quantos forem necessários, eu acho que pelo menos um pokémon que aprenda isso você deva ter. Vale lembrar que os tipos adicionais de Altaria e Salamance são o Voador, o que torna o tipo Elétrico um pouco mais viável e o Pedra sua salvação.


Wailord Lv 57

Tentacruel Lv 55

Ludicolo Lv 56

Whiscash Lv 56

Gyarados Lv 56

Milotic Lv 58
O novo campeão da região é seu velho conhecido, Walace que assumiu o cargo já que o antigo campeão abdicou do carpo pra continuar com seu hobbie de colecionar pedras preciosas e raras. Ele usa o já bem explicado tipo Água que é um tipo balanceado, que pode ser mortal com as combinações certas. Sozinho o tipo é muito forte contra Fogo, Terra e Pedra e fraco contra Eletricidade e Grama, Além de não causa muto dano a Grama, Dragão e Água, mas resiste a Gelo, Fogo, Metal e novamente Água, mas metade do time dele pode usar gelo e o Ludicolo possui o tipo Grama, fazendo o tipo não ser tão bom assim, mas ainda não é uma escolha a ser descartada, Whiscash é parcialmente tipo Terra o que anula qualquer vantagem de um tipo Elétrico.
Ao vencer o jogador entra no Hall da Fama, onde seu time é registrado e você se torna oficialmente o campeão da liga Hoenn, O professor e seu rival aparecem, mas não podem entrar na sala com você.
Obrigado por me ajudarem com esse detonado!!
ResponderExcluir